XVIII ENDIPE -Endipe 2016- Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

Cuiabá- MT - Brasil
Data: 23/08/2016 - 28/08/2016

http://www.ufmt.br/endipe2016/xviii-endipe/

Secretaria Executiva do Evento Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Educação - Sala 32 Telefone: +55 (65)3615-8422

Eixo Temático 1, Didática e prática de ensino: desdobramentos em cenas na educação pública, Coordenadoras: Katia Morosov Alonso e Dejacy Arruda Abreu, Ementa geral: Os pressupostos teóricos e práticos da Didática e os saberes necessários à docência no cotidiano escolar; A multidimensionalidade da prática pedagógica nos diferentes campos de conhecimento; Resgate histórico-crítico da educação brasileira: , Subeixo 1 - Didática: relação teoria/prática na formação escolar, Ementa: Educação como direito público e bem social; Educação formal: o saber científico como produção social e herança cultural; A escola e a formação humana. Práticas pedagógicas e concepções de novas culturas escolares; Saberes necessários e as novas mo, Subeixo 2 - Práticas pedagógicas: constituição da docência em outros olhares, Ementa: Profissionalização docente: teias, tramas e nexos; Interesses, percursos e discursos sobre a formação; Ações didático-pedagógicas integradoras; Processos didáticos na formação de professores - relação teoria e prática; Currículo, projeto pedagógic, Subeixo 3 - Modos do ensinar e aprender em experiências, Ementa: Os conhecimentos historicamente construídos: digressões, inovações e superações do saber instituído; O papel do professor e as novas subjetividades; Utilização de redes telemáticas e sociais com diferentes escolas; Comunicação em rede: os novos de, Eixo Temático 2, Didática, profissão docente e políticas públicas, Coordenadores: Kilwangy kya Kapitango-a-Samba e Marfa Magali Roehrs, Ementa geral: Trabalhos provenientes de pesquisas e estudos acerca da Didática e sua relação com as experiências educativas, saberes docentes nas Escolas e Universidades, bem como, referentes ao estudo das políticas públicas educativas, em especial políti, Subeixo 1 - Didática, saberes e experiências formativas nos diferentes níveis educativos, Ementa: Presença, estatuto e contribuições da Didática nas experiências educativas nos contextos escolares e universitários e alternativas metodológicas inovadoras (ensino-aprendizagem baseada em investigação, teoria de atividade, uso das Tecnologias de I, Subeixo 2 - Didática, currículo e avaliação, Ementa: Aproximações e distanciamentos entre Didática, Currículo e Avaliação da aprendizagem, do desempenho profissional e institucional, considerando a complexidade dos processos educativos e o papel da Didática na implementação do currículo e dos sistem, Subeixo 3 - Políticas públicas, formação continuada/desenvolvimento profissional docente, Ementa: Papel e contribuição das políticas educativas de formação/desenvolvimento profissional e valorização docente no contexto da Escola e da Universidade. Experiências em políticas de formação continuada no Brasil, Eixo Temático 3, Didática e prática de ensino nas diversidades educacionais, Coordenadoras: Regina Aparecida da Silva e Michelle Jaber, Ementa geral: Discussões acerca das diversas práticas pedagógicas desenvolvidas nas diretrizes curriculares, nos projetos pedagógicos, nas práticas docentes e nas diversidades educacionais em espaços escolares e não escolares, considerando seus aspectos s, Subeixo 1 - Didática e prática de ensino nos diálogos de saberes, currículos e culturas, Ementa: A relação dos saberes pedagógicos, conceituais, curriculares e metodológicos nos processos de ensino e aprendizagem em espaços escolares e não-escolares, articulando cultura, multiculturalismo e diálogos de saberes no contextos da educação indígen, Subeixo 2 - Didática e prática de ensino na inclusão e no reconhecimento de saberes, Ementa: As reflexões sobre a práxis pedagógica no reconhecimento do papel transformador e emancipatório de uma educação cidadã, responsável, crítica e participativa na promoção da educação inclusiva, da educação de jovens e adulto, da educação ambiental, , Subeixo 3 - Didática e prática de ensino nos desafios e nas criações do contemporâneo, Ementa: Os desdobramentos dos campos epistemológicos e curricular da didática e da prática de ensino no que se referem aos desafios e criações da contemporaneidade como cidadania, gênero, sexualidade, educomunicação, didática da tradução e da diferença, Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo:, cenas da educação brasileira

More related